Nosso Objetivo

Minha foto
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciais, na Defesa dos Direitos e dos Interesses gerais da categoria profissional de Agentes de Saúde Ambiental e Combate de Endemias, bem como os interesses individuais de seus associados.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

IMPLANTAÇÃO DE REMUNERAÇÃO CONSIGNADA PELA(UNIÃO) PARA AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS MUNICIPAIS

Valtenir mobiliza deputados na luta pelos direitos dos agentes de saúde
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, deputado federal Valtenir Pereira, recolheu, esta semana, mais de 200 assinaturas de seus colegas de Casa para a proposta de emenda à Constituição, no 323/2008, que trata da regularização dos agentes de saúde e endemias no que diz respeito a desprecarização do trabalho e a incorporação ao quadro do funcionalismo público.

No texto, apresentado por Valtenir, são acrescidos ao artigo 198 quadro incisos que tratam, respectivamente, dos salários dos agentes que são pagos pela União, mas Estados ou municípios poderão somar proventos extras como forma de valorização desse trabalho. Segundo o deputado, a intenção é aperfeiçoar o mecanismo já existente hoje.

Em outro inciso, os recursos destinados à remuneração dos agentes serão consignados ao Orçamento Geral da União com dotação própria ou exclusiva, ou seja, não farão parte dos recursos da Saúde encaminhados aos municípios e serão repassados diretamentes aos agentes.

Além disso, se estabelece um piso de dois salários mínimos e suas respectivas remunerações por insalubridade devido à função de alto risco que exercem. Para os deputados federais que compõem essa Frente Parlamentar, o maior objetivo é garantir o cumprimento da Emenda Constitucional nº 51/06, que assegura a efetivação desses profissionais pelas prefeituras de todo o país. Outra bandeira que a Frente Parlamentar defende é a regulamentação da profissão, que será possível com o cumprimento da Lei 11.350/06.

"Considero que a efetivação dos agentes e a regulamentação da profissão são assuntos de grande importância para o Brasil, já que o trabalho desses profissionais é uma das mais importantes ações do maior programa de saúde preventiva do país, além de proteger e respeitar quem se dedica fielmente, há anos, ao cuidado com a saúde do povo, dando-lhes dignidade e qualidade de vida", disse Valtenir.

Postado por Associação gonçalense dos ACS no Sábado, 14 de Fevereiro de 2009 às 11:05

* Obrigado Pela Postagem André, a repostei para um melhor lugar de destaque*

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ANDRE SETTE disse...

    Reivindicamos o apoio do Presidente Lula,por entendermos que essa não é só uma luta defendida pela Frente de Apoio aos Ag.Comunitário de Saúde,Ag.de Saúde e Combate às Endemias,do deputado Valtenir com os demais colegas parlamentares,como também de Interesse Nacional(de todos os Brasileiros).Por essa razão,num governo popular e democrático já deveria ter resolvido* esta causa, por se tratar de Lei Federal 11.350/06,que ora contempla nossa categoria.*(Claudio Santana).

    ResponderExcluir
  3. Aprovado na CAS projeto que recupera o poder de compra de aposentadorias e pensões dos segurados da Previdência
    [Foto]

    Aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social poderão ter os seus valores atualizados ano a ano. A intenção é recuperar o valor do poder aquisitivo desses benefícios, de forma a garantir o mesmo número de salários mínimos que eram recebidos na data da concessão da aposentadoria ou da pensão. A medida não beneficiará os servidores inativos e pensionistas da Uniao.

    A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao adotar, em turno suplementar, substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao texto original do projeto (PLS 58/03) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto foi votado pela CAS em decisão terminativa.

    De acordo com o substitutivo da CCJ acolhido pela CAS, será criado um novo parâmetro de atualização do poder de compra dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas: é o Índice de Correção Previdenciária - ICP - resultante da divisão do salário de benefício (a aposentadoria) pelo menor salário de benefício pago pelo Regime Geral da Previdência Social. Segundo o texto aprovado, na data da aposentadoria, cada segurado passará a ter um ICP individual, a ser usado para cálculo dos reajustes por toda a vida.

    O substitutivo aprovado fixa ainda uma regra de transição de cinco anos até que o poder de compra seja totalmente recuperado. O prazo também servirá para que os orçamentos sejam adaptados às despesas.

    O projeto original de Paim estendia a nova regra aos servidores inativos e pensionistas da União. Mas essa parte foi retirada do texto durante a tramitação da matéria na CCJ, por ter sido considerada inconstitucional.Isso porque artigo da Constituição dá ao presidente da República a competência exclusiva para legislar sobre aumento de remuneração e aposentadoria dos servidores públicos. O texto aprovado na CAS foi relatado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).

    Elogios

    Após a aprovação do projeto, Paim enalteceu a decisão da CAS e disse que o projeto "faz apenas justiça" a aposentados e pensionistas. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), relatora ad hoc no colegiado, defendeu a rápida aprovação da proposição pela Câmara dos Deputados para que, observou, milhões de brasileiros tenham seus proventos reajustados.

    Expedito Júnior (PR-RO), relator da proposta, também destacou a aprovação do projeto, enquanto o senador Mário Couto (PSDB-PA) advertiu: "Não vamos abrir mão nem de um milímetro em defesa dessa causa". Durante o debate da matéria, ainda, o senador Flávio Arns (PT-PR) defendeu o fim do fator previdenciário no cálculo de aposentadorias e pensões.

    Cláudio Bernardo / Agência Senado

    ResponderExcluir
  4. PEC cria piso salarial nacional para agentes de saúde **UNAM-SE NESSA LUTA ACS´S e ACE´S**
    26-Fev-2009(VAMOS FORMAR UMA REDE NACIONAL,SOLICITANDO O APOIO DO PRESIDENTE LULA).
    A Câmara avalia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 323/09, que cria o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. De autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), a proposta determina que a remuneração dos agentes não será inferior a dois salários mínimos.

    Segundo Pereira, a proposta atende aos interesses das duas categorias profissionais e garante, constitucionalmente, o correto emprego dos recursos destinados à área de saúde.

    O parlamentar destaca que os agentes contribuem para a melhoria da qualidade de vida do povo, "promovendo o processo de transformação social, além de conscientizar a comunidade a cuidar da própria saúde". Atualmente, existem aproximadamente 300 mil agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) no Brasil.

    Recursos mal utilizados

    Valtenir Pereira ressalta que o Ministério da Saúde repassa para os municípios, todos os meses, o valor de quase dois salários mínimos por agente. O valor é usado para reforçar o pagamento do salário, mas "muitas vezes esses valores não chegam em sua totalidade para esses profissionais", acusa.

    Ainda segundo o parlamentar, é comum estados e municípios utilizarem o repasse recebido da União em outras atividades, ainda que na área da saúde, pois que não há especificação de aplicação do montante.

    Rapasse dos recursos

    A proposta estabelece que os recursos destinados à remuneração dos agentes integração o Orçamento Geral da União, com dotação própria e exclusiva. Ou seja, não poderão ser aplicados em outras áreas ou em diferentes destinações.

    O projeto define também que o valor será repassado pela União aos municípios, estados e Distrito Federal, que poderão estabelecer incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais. Os agentes também receberão um adicional de insalubridade, que será incorporado ao salário.

    *

    AGÊNCIA PB
    Agência Câmara

    ResponderExcluir
  5. Indubitavelmente que a efetiva garantia dos direitos dos agentes de saúde depende, absolutamente, da categoria. É a articulação (cadencia nas ações, interatividade, transparencia, militancia política etc.) que garantirá o estabelecimento duma estrutura firme e equilibrada. Obviamente que isto não se estabelece num momento para o outro prontamente. Requer do um contexto de trabalho e luta. Com regularidade recebemos mensagens de colegas de diversas partes da federação brasileira e é comum o argumento de que o grupo (agentes de saúde) é fraco. Antes pelo contrario, os profissionais em questão são extremamente fortes, quanto categoria. Contudo, é necessario redirecionar as suas forças. "...Ao que crer tudo é possível (Marcos 9:23). Este é um pensamento cristão que representa muito bem as possibilidades postulatórias que envolve a categoria. Embora os meus pensamentos distam da ideologia cristã, esse fragmento é oportuno na compreensão do contexto.

    Um grande abraço,

    Samuel Camêlo
    Coordenação Nacional dos Agentes de Saúde
    samuel.camelo@ufpe. br
    www.agentesdesaude.kit.net

    ResponderExcluir