Nosso Objetivo

Minha foto
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciais, na Defesa dos Direitos e dos Interesses gerais da categoria profissional de Agentes de Saúde Ambiental e Combate de Endemias, bem como os interesses individuais de seus associados.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Novo medicamento promete aliviar os sintomas da dengue

Um medicamento, que tem entre seus componentes o veneno da cobra cascavel, é o primeiro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o combate aos sintomas da dengue. O Proden, do Laboratório Homeopático Almeida Prado, chegou às prateleiras das farmácias no início deste mês, ao custo máximo de R$ 30 (há variação por conta do ICMS de cada Estado).

O medicamento, vendido em caixas com 30 comprimidos, atenua a intensidade e a duração dos sintomas da dengue e previne o quadro hemorrágico. "A dengue atrapalha a vida da pessoa não só durante aqueles dias em que ela é acometida pela doença. Sintomas como dor muscular e prostração podem ser sentidos por meses. Nós procuramos lançar um produto para auxiliar a reduzir esses sintomas", disse o farmacêutico homeopático Ezequiel Viriato, gerente industrial do Laboratório Almeida Prado.

O Proden é feito a partir de três princípios ativos. O pesquisador Renan Martino, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), que desenvolveu o medicamento, explica que a folha Eupatorium perfoliatum era usada por índios norte-americanos para tratar "febre quebra-ossos". "Essa febre nada mais era do que a dengue", diz o pesquisador.

O Crotalus horridus é o veneno da cascavel que, depois de diluído, passa a combater hemorragias. E o Phosphorus (fósforo branco) previne contra as inflamações do fígado. "O fígado íntegro mantém a produção dos fatores coagulantes do sangue", afirma Martino.

O medicamento passou por exames de toxicidade no Laboratório de Pesquisa em Fármacos da Universidade Federal do Amapá e foi testado em 20 mil pessoas em São José do Rio Preto. A Anvisa concedeu o registro para o remédio ser utilizado para amenizar os sintomas da dengue. Mas Martino acredita que o composto também tem efeito profilático. "Vamos estudar melhor a ação profilática. É preciso, no entanto, que a população lembre que o composto não é vacina e não deve deixar de combater o mosquito nem deixar de procurar o médico em caso de sentir os sintomas da dengue", afirmou Martino.

Publicado em 17.02.2009, às 17h47
Fonte: AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário