Nosso Objetivo

Minha foto
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciais, na Defesa dos Direitos e dos Interesses gerais da categoria profissional de Agentes de Saúde Ambiental e Combate de Endemias, bem como os interesses individuais de seus associados.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco discute situação do Geap

Por iniciativa do deputado estadual do PT Isaltino Nascimento, foi realizada na última quarta-feira, uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco. A direção do Sindsep, do Sindsprev, do Sindpd e da Condsef e o Conselho Estadual de Representantes do Geap estavam presentes na sessão solene.

O superintendente estadual do Geap, Luiz Saraiva, apresentou um estudo mostrando a situação do plano de saúde, como forma de justificar os aumentos abusivos, mas as dezenas de usuários que assistiam atentos à audiência pública não ficaram convencidos.

O diretor do Sindsep, Odilon Rufino, que estava na audiência e é usuário do plano de saúde, criticou os estudos. “É bom termos noção da dimensão do problema, mas, além dos dados, o superintendente deveria ter mostrado os culpados”, alegou. Existem dentro do Geap, três modalidades de planos de saúde, a mais antiga é a Geap Saúde e, é justamente ela, que está com déficit.

“A saúde pública no Brasil está em colapso, virou uma mercadoria. O Sistema Único de Saúde está sendo boicotado pelos hospitais conveniados, parece que a vida das pessoas não vale nada. Temos que garantir no orçamento da União, recursos suficientes para resolver essa situação, bem como lutar pelo aumento da contrapartida do governo no Geap para dar sustentabilidade ao plano de saúde “, adverte a secretária geral do Sindsep, Graça Oliveira.

As entidades sindicais deliberaram durante a reunião que é necessário suspender os reajustes exorbitantes e discutir (Geap, governo e entidades sindicais) alternativas para resolver a questão. Além disso, mo-bilizar os servidores para reivindicarem aos deputados federais pernambucanos, uma audiência pública no Congresso Nacional, e buscar junto ao Conselho Deliberativo do Geap (Condel) qual o custeio previsto para o plano de saúde em 2010.

“O Geap deve manter seu caráter solidário e devemos nos mobilizar para isso. O prejuízo não pode ser rateado entre os usuários”, alegou o diretor do Sindsep, José Carlos de Oliveira.

AGENDA

Na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, já está programada uma reunião entre a Condsef, CNTSS, Fenadados, Sinagência e Fasubra. O objetivo é estudar alternativas para solucionar o problema do plano de saúde e levá-las à reunião com a diretoria executiva do Geap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário