Nosso Objetivo

Minha foto
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciais, na Defesa dos Direitos e dos Interesses gerais da categoria profissional de Agentes de Saúde Ambiental e Combate de Endemias, bem como os interesses individuais de seus associados.

sábado, 4 de abril de 2009

Comitê de prevenção à dengue é formado no Recife

O grupo vai atuar no combate a doença e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti; a ação faz parte do Plano de Ação de Combate à Dengue


A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã da sexta-feira (3), o Plano de Ação de Combate à Dengue 2009. Para evitar a proliferação do mosquito no período de chuvas foi criado o Comitê Municipal de Prevenção à Dengue, que vai promover uma ação educativa junto à comunidade sobre os focos do mosquito.

O comitê, formado por grupos de diversas secretarias e órgãos municipais, terá a função de articular e executar a política de combate à doença. De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a ação se inicia no momento bastante propício para a proliferação dos mosquitos, quando começa o inverno e o tempo no Recife fica abafado.

Desde o início do ano a Secretaria de Saúde contabilizou 75 casos de dengue no Recife. Desses, 11 foram no bairro de San Martin. Em um levantamento realizado no mês passado, o bairro apresentou o maior número de casos da doença e de focos do mosquito.

O número em 2009 teve uma queda quando comparado aos 303 casos de dengue confirmados pela prefeitura neste mesmo período do ano passado. Apesar da boa notícia, o secretário de Saúde afirmou que a prefeitura vai fortalecer o processo de enfrentamento da dengue. “Não podemos parar nem um minuto, principalmente neste período de chuva. Em abril, maio e junho a possibilidade de epidemias cresce bastante”, afirmou Gustavo Couto.

Além do comitê, outras ações serão desencadeadas a partir desta semana. Neste sábado (4), será realizado um mutirão nas áreas de maior risco da cidade, das 9h às 17h, com participação de agentes de saúde ambiental para identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

Equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também participarão da atividade, recolhendo o lixo e conscientizando a população sobre a forma correta de acondicionamento. 260 homens do Exército e da Aeronáutica também serão treinados entre os dias 6 e 14 deste mês para que se tornem agentes de controle da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário