Nosso Objetivo

Minha foto
Representar perante as Autoridades Administrativas e Judiciais, na Defesa dos Direitos e dos Interesses gerais da categoria profissional de Agentes de Saúde Ambiental e Combate de Endemias, bem como os interesses individuais de seus associados.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO CAPACITADOS SOBRE A DENGUE



Inaldo Lins

Palestra foi ministrada pelo infectologista Vicente Vaz
Inaldo Lins

Evento ocorreu no auditório do Hospital Oswaldo Cruz
O diagnóstico e o manejo da dengue, bem como o fluxo de atendimento aos casos suspeitos foram os temas abordados na palestra de capacitação realizada pela Secretaria de Saúde, na noite desta quinta-feira (16), a partir das 19h, no auditório do Hospital Oswaldo Cruz. A ação, que contou com a parceria do hospital, foi destinada a médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.

“O objetivo dessa capacitação é a melhora da clínica na atenção à dengue e o conhecimento dos fluxos da rede de atenção, ajudando os profissionais a encaminhar os pacientes com suspeita da doença”, explicou a diretora de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez.

A palestra foi ministrada pelo infectologista Vicente Vaz, do Oswaldo Cruz, e pela pediatra Zelma Pessoa. Na entrada, todos os profissionais receberam uma pasta com material teórico-informativo sobre a doença. Para a enfermeira do Distrito III, Cláudia Almeida, a capacitação é importante, pois aborda aspectos variados sobre a doença. “Dengue não é só questão de saúde. Depende de estrutura e da educação das pessoas”, falou. Já a médica Eliane Pinto, do Distrito V, procurou a palestra para se reciclar profissionalmente. “Acho muito útil participar desses encontros para se atualizar a respeito dessa doença”, comentou.

Atualmente, a Secretaria de Saúde está confeccionando cartazes com um fluxograma orientando os profissionais sobre como fazer o diagnóstico diferenciado para os casos suspeitos de dengue clássica e hemorrágica. O material será encaminhado para todas as unidades municipais, entre postos, centros de saúde, maternidades, policlínicas e hospitais pediátricos. A dengue é uma doença de notificação compulsória, segundo a Portaria nº 1.943/01, do Ministério da Saúde.

Hospitais de Referência
- Hospital Oswaldo Cruz (HUOC)
- Hospital Barão de Lucena
- Hospital Correia Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário